sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mentir Pode Não Ser Somente Uma Mania!!!!

Li essa matéria hoje, e quero compartilhar com vocês! 

A mentira é considerada ação que não provém de Deus, segundo a Bíblia. Mas, além disso, é um mau que pode se desenvolver para uma doença chamada Mitomania, que é a mania de mentir.
Segundo a psicóloga Heleni Gimenes, há uma diferença entre a mentirinha que, mesmo não sendo boa, é contada diariamente, e a doença de mentir. “O mitômano cria histórias muito bem elaboradas como uma forma de defesa para suprir necessidades psíquicas em sua vida, como a baixa autoestima ou algumas desordens emocionais”, explica ela, que completa: “Não podemos confundi-lo com o mentiroso que apresenta características psicopatas, que tem sempre o objetivo de ganhos pessoais (dinheiro, poder, cargos etc).”
Não existem limites de idade para o início da mitomania, o que há são pessoas que buscam a resolução de problemas emocionais e, para isso, usam de sua imaginação para criar uma realidade que não é sua. “Fatores familiares podem contribuir para o desenvolvimento do mitômano. Muitas vezes, o núcleo familiar é muito desestruturado e a criança é vitima de violência física ou psíquica e, para se defender da angústia que estes fatores causam, cria histórias onde tudo é diferente”, esclarece Heleni.
Porém, é preciso ter cautela, porque não são todas as crianças que mentem que são ou serão pessoas mitômanas.  A psicóloga explica:“A criança, até os 6 anos de idade, vive num mundo onde não existem limites rígidos entre realidade e fantasia. Aos poucos, o real é absorvido e ela consegue identificar as diferenças, mas quando isso não acontece, é importante que a família compreenda a situação e entenda as causas.”
A identificação do mitômano se dá principalmente pela convivência, já que as histórias sempre têm um pequeno dado de realidade, o que permite que ele seja descoberto, formando nele uma nova angústia e, com isso, outra história. “Com o tempo, as pessoas se afastam do mitômano, causando mais angústia nele, pois suas mentiras são com o intuito de reafirmar sua autoestima”, diz a psicóloga.
Para ela, o perigo desta mentira desenfreada não é para as pessoas ao redor, mas sim para a própria pessoa. “Ela acredita que, para ser aceita, precisa de realidades diferentes, e quando não atinge esse objetivo, com o afastamento das pessoas, ela se sente mais desvalorizada.”
Para que sua mentira não seja revelada, o mitômano acaba por agregar mais pessoas na situação e elabora com mais detalhes a história, sempre colocando a mentira como centro. “Quando percebe que sua mentira deu certo e que diminuiu a sensação de angústia, ele sente um prazer imediato e fica compelido a recomeçar com novas histórias”, descreve a especialista.
“Esta mania de mentir pode trazer consequências na vida de outras pessoas, mesmo assim, a atitude correta é mostrar que não é preciso inventar histórias, mas jamais se deve humilhar, hostilizar ou fazer discursos moralistas que causarão ainda mais culpa e angústia no mitônomo”, diz Heleni.
A mitomania é considerada um vício e, como os demais, é difícil fazer com que a pessoa entenda que está doente e precisa de ajuda profissional. No caso do mitômano, ele prefere viver aprisionado pelas mentiras do que enfrentar seus problemas emocionais.
Mesmo assim, segundo Heleni Gimenes, a mitomania tem cura com tratamento psicológico, que levará a pessoa a entender os motivos de sua mentira e a focar esta energia da irrealidade em algo positivo de sua personalidade. “A cura total acontece quando a pessoa acolhe, entende e modifica a criança machucada e desvalorizada que vive dentro dela. O mitômano constrói, então, uma nova visão de si com ferramentas emocionais reais que não possuía na infância”, finaliza a psicóloga.

4 comentários:

  1. Parabéns por sua iniciativa e o artigo postado sobre a mentira principalmente quando a autora fala sobre a mania de mentir podendo trazer consequências na vida de outras pessoas. Parece que as pessoas não medem as consequências quando se trata da mentira. BJS. Mônica Melo.

    ResponderExcluir
  2. oiiii vc fez um blog que bacana estou muito feliz em esta aqui participando do seu cantinho beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ola....procurando novas amizades em blogs, acabei encontrando o seu, que por sinal é mto abençoado, e tmbm ja estou seguindo!
    Bjux
    http://michellefernandes300.blogspot.com/

    ResponderExcluir