quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Proteja seus Rins!!!



Os rins cuja função principal é filtrar impurezas do sangue, também regulam a pressão arterial, a produção de hemácias (as células vermelhas do sangue) e o metabolismo ósseo, através da excreção urinária de cálcio e fósforo e da produção de vitamina D ativa. Ou seja, são de crucial importância ao bom funcionamento de nosso organismo.
Por esse motivo, quando ficam doentes, ou seja, perdem suas funções - o que chamamos de insuficiência renal aguda, o indivíduo pode morrer se não se submeter à hemodiálise ou a um transplante renal.
Os diabéticos, hipertensos, idosos, portadores de cálculo renal (litíase) e aqueles que têm histórico familiar de doença renal são considerados grupos de risco para a doença. A prevenção desse sério problema se dá a partir do conhecimento de que determinada pessoa pertence a esses grupos.
O controle rigoroso da glicemia nos diabéticos e da pressão arterial nos hipertensos que não tenham doenças nos rins muitas vezes impede o desenvolvimento de insuficiência renal. Além da atenção constante aos cálculos urinários. 
Os exames de detecção são simples: de urina e de sangue. Caso a doença for detectada, tratamentos e tetes mais complexos são necessários.

Sinais dos rins doentes

Como a doença se instala de maneira silenciosa, quais seriam os sinais que poderiam levantar a suspeita de que uma pessoa tem doença renal? Os sinais de alerta podem ser: mudança da cor da urina (avermelhada, cor de coca-cola)
 ou ela se tornar espumosa; urinar mais à noite; ardor para urinar; inchaço nos tornozelos; nos homens idosos, dificuldade em começar a urinar ou em segurar a urina e, em todas as idades, a pressão alta. A hipertensão arterial pode ser um sinal precoce de doença renal, principalmente nas pessoas mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário